Esse blog. . .

é destinado aos amantes de peixes e aquários. Contém informações sobre comportamento, doenças, alimentação e cuidados especiais com diferentes espécies de PEIXES.

.

.

Montando Seu Aquário

A montagem de um aquário deve ser feita em etapas. A primeira e mais importante, muitas vezes negligenciada, é o planejamento.

1- Planejamento
O planejamento para se montar um aquário envolve inúmeras vertentes. Dessa forma, para que tudo saia o mais próximo possível do planejado, e surpresas sejam evitadas cada parte do planejamento deve ser feita cuidadosamente antes de o projeto tomar forma.

Planejamento financeiro.
Montar um aquário pode envolver investimentos de grandeza extremamente variável. O que irá depender do tamanho do aquário, estilo de montagem, fauna, flora, parâmetros da água encanada da residência, filtragem, variação de temperatura e mais.

Planejamento espacial.
A montagem de um aquário pode envolver alterações espaciais em um ambiente, seja ao acomodá - lo em uma escrivaninha ou construir um móvel de alvenaria de 4m na sala da casa.

Planejamento prático.
É como eu gosto de chamar o estudo prévio sobre as condições necessárias à fauna e flora do aquário e compatibilidade entre as mesmas. Essa parte do planejamento, simultaneamente, influencia e depende do planejamento financeiro, pois ela envolve considerações sobre a qualidade de filtragem, e o tamanho de tanque necessários à fauna, condições necessárias para a flora e compatibilidade entre todos os seres do aquário. Essa etapa envolve muita pesquisa sobre parâmetros, comportamento, particularidades e características gerais dos habitantes de aquário e, quando bem feita, torna o projeto muito mais simples e funcional.


2- Montagem
A montagem é realmente simples, depois de feitas as pesquisas e adquiridos os materiais necessários, basta montar o aquário e todos os equipamentos (instalação e regulagem de aquecedores, luminárias, filtros, bombas de circulação etc.). O ideal é que a montagem ocorra apenas após a aquisição de todos os materiais essenciais ao funcionamento do tanque, muitos iniciantes pecam ao montar um aquário antes de a filtragem ou circulação estarem completas, por exemplo.

3- Ciclagem
A ciclagem pode ser um dos momentos mais difíceis de uma nova montagem, especialmente para aquaristas ansiosos. A ciclagem, envolvendo ou não aceleradores de biologia, envolve paciência. A ciclagem é um período de repouso, no qual o aquário permanece sem nenhum peixe, ou em alguns casos apenas com peixes da "equipe de limpeza" ou ainda apenas com peixes que permaneçam no tanque apenas durante o processo de ciclagem e não são considerados habitantes do aquário. Isso irá variar de acordo com o tipo de montagem pretendida. O tempo da ciclagem também irá depender da montagem pretendida, a ciclagem pode durar de 30 a 180 dias.

4- Colocação dos animais
A colocação dos animais no aquário, sejam répteis, anfíbios, peixes, moluscos, ou crustáceos, deve ser feita de forma gradual, para evitar sobre carga das colônias de bactéria do tanque, o que poderia culminar em picos de amônia e nitrito tóxicos. Assim como na ciclagem, todos os parâmetros da água devem ser constantemente medidos e corrigidos caso seja necessário.

5- Maturação
A maturação do aquário também ocorre com o tempo, dependendo do tipo de montagem ela pode ocorrer em um período de tempo maior ou menor, e ainda pode ocorrer antes ou após a inserção de toda a fauna e flora. Contudo, via de regra, aquários maturam entre 6 e 18 meses, dependendo de inúmeras variáveis de cada montagem.

Manutenção do aquário!

1-Meça o ph da água ao menos uma vez a cada duas semanas e corríja-o se necessário.

2-acompanhe a saúde dos peixes para usar do medicamento correto se necessário.

3-trocar a água parcial e periodicamente.

sexta-feira, 11 de maio de 2012

Reprodução De Potamotrygon Leopoldi Black Diamond No Brasil!

Foi em um aquário de 1300litros no Brasil que aconteceu, a reprodução dessa arraia super querida no aquarismo mundial! nativas do Brasil (bacia amazônica) as Potamotrygon leopoldi (black diamond)
A maioria dos exemplares no Brasil são coletados na natureza, o resto é nascido no exterior e raramente importado.
os seguintes peixes estão nas respectivas situações:

  • aruanã prata (coletadas)
  • aruanã negra (coletadas)
  • todas as espécies de arraias de água doce (situação expressada acima)
  • bicudas (coletadas)
  • hujetas (coletadas)
  • ituís cavalo (maioria coletados, e parte nascidos na ásia)
  • jaraquis (coletados)
  • peixes folha (coletados)
  • discos (há reprodução nacional, porém os melhores exemplares do mundo estão fora do país alemanha, japão, china, Japão, e variantes selvagens são coletadas, ou reproduzidas no Brasil ou no exterior)
  • pterophyluns de espécie mais raras (coletados, reproduzidos no Brasil)
  • tucunarés (reproduzidos em pesqueiros, pequenos laboratórios)
  • tambaquis (mesma situação dos tucunarés)
  • pacus (mesma situação dos tucunarés, e dos tambaquis)
No Brasil irrompe agora a reprodução de aruanãs, tucunarés, pintados, pacus, tambaquis e, mais recentemente do único caso bem documentado, de que tenho notícia. Arraias

a espécia reproduzida por MARCO G. SANTANNA
é a Potamotrygon leopoldi 'black diamond'
no tanque haviam 3 arraias, 
1 potamotrygon henlei macho (imaturo)
1 potamotrygon leopoldi black diamond macho (maduro, pai do filhote, 35cm de diâmetro)
1 potamotrygon leopoldi black diamond fêmea (madura, mãe do filhote, 40cm de diâmetro)

CARACTERÍSTICAS DO TANQUE
o ph: 6,4 a 6,8
temperatura: 28°C a 30°C
lay out: 2,5m X 80cm X 65cm
MARCO disse que as arraias estão com ele há 3 anos, e chegaram na casa dele com 16cm de diâmetro. Disse também que percebeu o comportamento reprodutivo das arraias logo que o macho começou a perseguir a fêmea e a mordê-la e posteriormente, acasalando com ela. A gravidez foi percebida logo que a fêmea começou a comer muito mais que o normal. Estava bem gorda, e a movimentação do filhote na barriga se tornou evidente com o tempo.
Ele as alimenta com muitos alimentos diferentes: mexilhões, camarão, lambari, minhoca, e de vez em quando cavalinha ou salmão (pelo teor de gordura)
A filtragem do aquário: é feita por 2 sumps de 220litros cada, mais de 100litros de cerâmica, purigem, carvão ativado, e 3 filtros de areia.
a fauna total:
1 tigrinus 50cm
1 jacundá red tapajós 35cm
1 potamotrygon henlei macho (imaturo) 22cm
1 potamotrygon leopoldi black diamond macho (maduro, pai do filhote, 35cm de diâmetro)
1 potamotrygon leopoldi black diamond fêmea (madura, mãe do filhote, 40cm de diâmetro)
substrato: areia macia
pedras: muito poucas
troncos: apenas no canto direito do aquário
OBS: aquário sem nenhuma decoração pontuda, ou cortante, pois arraias tem pele frágil, desprovida de escamas, e sensíveis a ferimentos.

O tanque possui 1300 litros, e outros peixes, porém é essencial ressaltar que ele se livrou de peixes queridos (manteve apenas uma henlei macho, 1 tigrinus, e um jacundá red tapajós de 35cm no aquário de 1300litros com o casal de arraias) pelo bem estar das redondas, deixando o aquário mais tranquilo para as elas, afim de reproduzí-las... o casal acasalou, e acho, 3-4 meses depois nasceu o primeiro filhote potamotrygon leopoldi black diamond big spott macho de 10cm. Como no aquário haviam peixes que podiam comê-lo, ele manteve o filhote no aquário principal dentro de um vivário (daqueles de acrílico com tampa plástica para peixes, répteis e anfíbios) dentro do aquário principal enquanto preparava para ele um aquário de 450 litros onde crescerá sozinho por um tempo (o filhotes já nascem formados, e logo que perdem o saco vitelino começam a comer peixes e outros animais)
http://www.youtube.com/watch?v=pXLwIA7h ... ature=plcp        fêmea grávida
http://www.youtube.com/watch?v=gtQ1onaV ... e=youtu.be       filhote
http://www.youtube.com/watch?v=MmA1Zscc ... e=youtu.be      filhote
http://www.youtube.com/watch?v=LEh0cuBB ... e=youtu.be       filhote
http://www.youtube.com/watch?v=kbWX8vOL ... e=youtu.be     filhote

fotos:

















filhote logo que nascido, creio eu ainda no aquário principal

















filhote dentro do vivário sem a tampa, e fora do aquário principal
















idem











































  
o dito filhote agora no seu aquário de crescimento de 450 litros, já comendo neons



terça-feira, 8 de maio de 2012

Mudança na fauna...

mudei um pouco o layout e a fauna do aquário principal, como sabem, tenho muitos híbridos de papagaio x texas blue...
então escolhi 3 "espécies" de híbridos e os coloquei no aquário.
essa são as "espécies" provenientes do cruzamento papagaio x texas blue e as com * na frente são as com que eu fiquei eu para mim...

  • red texas*(32% da ninhada)
  • koky red texas (só 1 ou 2% da ninhada, tinha 2, um eu vendi)
  • red texas unfaded* (só 32% da ninhada também, um vendi, e o outro é meu)
  • papatexas* (32% da ninhada)
  • papagaio blood (1 ou 2% da ninhada)
antes eu tinha decidido não ficar com nenhum, então vendi os maiores e os mais bonitos para um grande amigo meu, os mais coloridos e maiores, 1 de cada tipo...mas estão em boas mãos e os meus não ficaram muito atrás!

bom as informações desse aquário vocês já estão cansados de saber (já postei antes muitas vezes, "postagens mais antigas")
































quarta-feira, 2 de maio de 2012