Esse blog. . .

é destinado aos amantes de peixes e aquários. Contém informações sobre comportamento, doenças, alimentação e cuidados especiais com diferentes espécies de PEIXES.

.

.

Montando Seu Aquário

A montagem de um aquário deve ser feita em etapas. A primeira e mais importante, muitas vezes negligenciada, é o planejamento.

1- Planejamento
O planejamento para se montar um aquário envolve inúmeras vertentes. Dessa forma, para que tudo saia o mais próximo possível do planejado, e surpresas sejam evitadas cada parte do planejamento deve ser feita cuidadosamente antes de o projeto tomar forma.

Planejamento financeiro.
Montar um aquário pode envolver investimentos de grandeza extremamente variável. O que irá depender do tamanho do aquário, estilo de montagem, fauna, flora, parâmetros da água encanada da residência, filtragem, variação de temperatura e mais.

Planejamento espacial.
A montagem de um aquário pode envolver alterações espaciais em um ambiente, seja ao acomodá - lo em uma escrivaninha ou construir um móvel de alvenaria de 4m na sala da casa.

Planejamento prático.
É como eu gosto de chamar o estudo prévio sobre as condições necessárias à fauna e flora do aquário e compatibilidade entre as mesmas. Essa parte do planejamento, simultaneamente, influencia e depende do planejamento financeiro, pois ela envolve considerações sobre a qualidade de filtragem, e o tamanho de tanque necessários à fauna, condições necessárias para a flora e compatibilidade entre todos os seres do aquário. Essa etapa envolve muita pesquisa sobre parâmetros, comportamento, particularidades e características gerais dos habitantes de aquário e, quando bem feita, torna o projeto muito mais simples e funcional.


2- Montagem
A montagem é realmente simples, depois de feitas as pesquisas e adquiridos os materiais necessários, basta montar o aquário e todos os equipamentos (instalação e regulagem de aquecedores, luminárias, filtros, bombas de circulação etc.). O ideal é que a montagem ocorra apenas após a aquisição de todos os materiais essenciais ao funcionamento do tanque, muitos iniciantes pecam ao montar um aquário antes de a filtragem ou circulação estarem completas, por exemplo.

3- Ciclagem
A ciclagem pode ser um dos momentos mais difíceis de uma nova montagem, especialmente para aquaristas ansiosos. A ciclagem, envolvendo ou não aceleradores de biologia, envolve paciência. A ciclagem é um período de repouso, no qual o aquário permanece sem nenhum peixe, ou em alguns casos apenas com peixes da "equipe de limpeza" ou ainda apenas com peixes que permaneçam no tanque apenas durante o processo de ciclagem e não são considerados habitantes do aquário. Isso irá variar de acordo com o tipo de montagem pretendida. O tempo da ciclagem também irá depender da montagem pretendida, a ciclagem pode durar de 30 a 180 dias.

4- Colocação dos animais
A colocação dos animais no aquário, sejam répteis, anfíbios, peixes, moluscos, ou crustáceos, deve ser feita de forma gradual, para evitar sobre carga das colônias de bactéria do tanque, o que poderia culminar em picos de amônia e nitrito tóxicos. Assim como na ciclagem, todos os parâmetros da água devem ser constantemente medidos e corrigidos caso seja necessário.

5- Maturação
A maturação do aquário também ocorre com o tempo, dependendo do tipo de montagem ela pode ocorrer em um período de tempo maior ou menor, e ainda pode ocorrer antes ou após a inserção de toda a fauna e flora. Contudo, via de regra, aquários maturam entre 6 e 18 meses, dependendo de inúmeras variáveis de cada montagem.

Manutenção do aquário!

1-Meça o ph da água ao menos uma vez a cada duas semanas e corríja-o se necessário.

2-acompanhe a saúde dos peixes para usar do medicamento correto se necessário.

3-trocar a água parcial e periodicamente.

domingo, 10 de junho de 2012

Jundiara (Pintado Real)

















Adulto


























Origem: híbrido jundiá onça + cachara
Comprimento máximo 80-100cm (em aquário 70cm)
Reprodução: aparentemente estéril
PH: 6,2 a 7,0
Temperatura: 25°C a 30°C
Aquário: grande a muito grande com pedras, troncos, plantas, tocas, refúgios, e areia
Comportamento: predador, mais noturno, irá comer peixes pequenos

Pinchara









Origem: híbrido cachara + pintado
Comprimento máximo 1,50m (em aquários 80 - 100cm)
Reprodução: aparentemente estéril
PH: 6,0 a 7,2
Temperatura: 25°C a 29°C
Aquário: muito grande, com plantas, pedras, troncos, refúgios, tocas
Comportamento: predador mais noturno, irá comer peixes pequenos

Pirambeba (Piranha Amarela)

















Origem: américa do sul
Comprimento máximo: 35cm
Reprodução: ovíparo, macho constrói ninho na vegetação e atrai fêmeas para a desova. cuida do ninho e filhotes por algum tempo
PH: 6,2 a 7,0
Temperatura: 25°C a 30°C
aquário: médio a grande, com pantas, e pedras, troncos, areia, refúgios, tocas, e de preferência sem outras espécies
Comportamento: agressiva, territorial tanto sozinha como em cardume, agressiva, carnívora

Piranha Preta




Origem: américa do sul
Comprimento máximo: 40 - 50cm
Reprodução: ovíparo, macho constrói ninho na vegetação e atrai fêmeas para a desova. cuida do ninho e filhotes por algum tempo
PH: 6,2 a 7,0
Temperatura: 25°C a30°C
Aquário: grande, com plantas, pedras, troncos, areia, refúgios, e de preferência sem outras espécies
Comportamento: agressiva, territorial sozinha ou em cardume, carnívora, predadora exímia

mais de uma espécie é conhecida por esse nome comum

Piranha vermelha























Origem: américa do sul
Comprimento máximo: 30cm
Reprodução: ovíparo, macho constrói ninho na vegetação e atrai fêmeas para a desova. cuida do ninho e filhotes por algum tempo
PH: 6,2 a 7,0
Temperatura: 25°C a 30°C
Aquário: médio a grande, com pedras, troncos, areia, e refúgios da luz, de preferência, sem peixes de outras espécies
Comportamento: agressivas, carnívoras, e o cardume em si pode ser territorial

adquirem colaração brilhante na época de reprodução
mais de uma espécie pode ter esse nome comum