Esse blog. . .

é destinado aos amantes de peixes e aquários. Contém informações sobre comportamento, doenças, alimentação e cuidados especiais com diferentes espécies de PEIXES.

.

.

Montando Seu Aquário

A montagem de um aquário deve ser feita em etapas. A primeira e mais importante, muitas vezes negligenciada, é o planejamento.

1- Planejamento
O planejamento para se montar um aquário envolve inúmeras vertentes. Dessa forma, para que tudo saia o mais próximo possível do planejado, e surpresas sejam evitadas cada parte do planejamento deve ser feita cuidadosamente antes de o projeto tomar forma.

Planejamento financeiro.
Montar um aquário pode envolver investimentos de grandeza extremamente variável. O que irá depender do tamanho do aquário, estilo de montagem, fauna, flora, parâmetros da água encanada da residência, filtragem, variação de temperatura e mais.

Planejamento espacial.
A montagem de um aquário pode envolver alterações espaciais em um ambiente, seja ao acomodá - lo em uma escrivaninha ou construir um móvel de alvenaria de 4m na sala da casa.

Planejamento prático.
É como eu gosto de chamar o estudo prévio sobre as condições necessárias à fauna e flora do aquário e compatibilidade entre as mesmas. Essa parte do planejamento, simultaneamente, influencia e depende do planejamento financeiro, pois ela envolve considerações sobre a qualidade de filtragem, e o tamanho de tanque necessários à fauna, condições necessárias para a flora e compatibilidade entre todos os seres do aquário. Essa etapa envolve muita pesquisa sobre parâmetros, comportamento, particularidades e características gerais dos habitantes de aquário e, quando bem feita, torna o projeto muito mais simples e funcional.


2- Montagem
A montagem é realmente simples, depois de feitas as pesquisas e adquiridos os materiais necessários, basta montar o aquário e todos os equipamentos (instalação e regulagem de aquecedores, luminárias, filtros, bombas de circulação etc.). O ideal é que a montagem ocorra apenas após a aquisição de todos os materiais essenciais ao funcionamento do tanque, muitos iniciantes pecam ao montar um aquário antes de a filtragem ou circulação estarem completas, por exemplo.

3- Ciclagem
A ciclagem pode ser um dos momentos mais difíceis de uma nova montagem, especialmente para aquaristas ansiosos. A ciclagem, envolvendo ou não aceleradores de biologia, envolve paciência. A ciclagem é um período de repouso, no qual o aquário permanece sem nenhum peixe, ou em alguns casos apenas com peixes da "equipe de limpeza" ou ainda apenas com peixes que permaneçam no tanque apenas durante o processo de ciclagem e não são considerados habitantes do aquário. Isso irá variar de acordo com o tipo de montagem pretendida. O tempo da ciclagem também irá depender da montagem pretendida, a ciclagem pode durar de 30 a 180 dias.

4- Colocação dos animais
A colocação dos animais no aquário, sejam répteis, anfíbios, peixes, moluscos, ou crustáceos, deve ser feita de forma gradual, para evitar sobre carga das colônias de bactéria do tanque, o que poderia culminar em picos de amônia e nitrito tóxicos. Assim como na ciclagem, todos os parâmetros da água devem ser constantemente medidos e corrigidos caso seja necessário.

5- Maturação
A maturação do aquário também ocorre com o tempo, dependendo do tipo de montagem ela pode ocorrer em um período de tempo maior ou menor, e ainda pode ocorrer antes ou após a inserção de toda a fauna e flora. Contudo, via de regra, aquários maturam entre 6 e 18 meses, dependendo de inúmeras variáveis de cada montagem.

Manutenção do aquário!

1-Meça o ph da água ao menos uma vez a cada duas semanas e corríja-o se necessário.

2-acompanhe a saúde dos peixes para usar do medicamento correto se necessário.

3-trocar a água parcial e periodicamente.

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Labeos, O Porquê De Ter Um!

Labeos são peixes lindos de aparência semelhante, em alguns aspectos, à dos tubarões, sendo, por esse motivo, muitas vezes chamados de: tubarão bicolor, red tailed shark (labeo bicolor) = Epalzeorhynchos bicolor. Há também o tubarão de barbatanas vermelhas, tubarão frenatus, red finned shark, rainbow shark (labeo frenatus) = Epalzeorhynchos frenatum. Existe também o tubarão negro, black shark, (labeo negro) = Epalzeorhynchos chrysophekadion
(além desse, há também o Epalzeorhynchos kalopsterus, chamado de flying fox e será apenas brevemente abordado nessa postagem por não ser um peixe muito comum)

Mesmo tendo um aquário lotação de ciclídeos híbridos, senti a necessidade de ter outros peixes no aquário para que ocorresse uma quebra de padrões, com peixes totalmente diferentes dos demais. No aquário já havia um cascudo (possível gibbiceps) porém, bem nutrido pela ração, pouco comia das algas do tanque e, por isso, necessitava de um novo algueiro. No meu aquário existe um ciclídeo híbrido de 29cm e, por isso, quando ganhei um labeo frenatus de 5cm pensei que ele não teria nenhuma chance e, sem a possibilidade de montar uma engorda, tive que introduzí-lo no tanque principal. Por incrível que pareça percebi que a lei da insignificância prevaleceu. O labeo era tão insignificantemente pequeno que os ciclídeos nem o repararam, além disso, os híbridos não parecem possuir um grande instinto predador. Percebi também que o labeo era um ávido comedor de algas, porém, por ser pequeno, nunca daria conta de todo o tanque, então fui à petshop local e comprei mais 2 labeos, um frenatus comum macho, e um bicolor macho. Todos os três estão entre 7-8cm hoje. A intensão era ficar com um frentus comum, um albino, e um bicolor, mas os albinos da loja estavam tão magros que pareciam estar sofrendo de "skiny".

no tanque houve apenas uma briga de umas 3 horas (intermitentes) durante o primeiro dia. Depois disso, o labeo frenatus mais antigo se impôs sobre os outros peixes, e com a hierarquia determinada acabaram-se as brigas.

o labeo bicolor

o disformismo dos labeos sempre foi tido como algo impossível de se perceber e, por muitas vezes esquecido, porém, atentando para alguns detalhes, as diferenças ficam relativamente claras.

machos
os machos possuem uma coloração preta absolutamente uniforme com um aspecto aveludado e com uma cauda vermelha iridescente. Além de ser mais esguio, agressivo, e territorial (costuma ficar sempre nas imediações de sua toca) diferentemente das fêmeas.













fêmea
as fêmeas possuem uma cor cinza bem escuro (enegrecida) que clareia perto do ventre chegando a se mostrar creme. A cor da cauda não é tão viva e brilhante, é muito mais pacífica e calma que o macho, não costuma agredir outros peixes, mas não é uma regra. geralmente vaga pelo aquário, porém ainda apreciam um local para se entocarem. São muito mais volumosas e roliças que os machos.




labeo bicolor albino
é uma mutação recessiva não muito comum no hobby e é realmente um desafio sexar labeos desse tipo. Pois sendo albinos tanto machos como fêmeas costumam ficar mais entocados devido a claridade. O melhor jeito de sexar labeos desse tipo é pela cor da cauda. O macho possui uma cauda vermelha brilhante, e a fêmea beira o laranja. O volume do corpo também é uma boa dica. Fêmeas costumam mais volumosas que os machos, e o comportamento também é um ótimo indicador. Machos costumam perseguir e mordiscar peixes que cheguem perto de sua toca, ou que sejam, ou pareçam labeos da mesma ou de outras espécies (porém tanto machos como fêmeas costumam ser agressivos com labeos da mesma ou de outras espécies. Desde que o tanque seja grande o suficiente e cada labeo tenha sua toca tudo deve correr bem. No entanto, dois machos da mesma espécie irão se agredir até o estabelecimento de uma hierarquia, quando as brigas, geralmente, diminuem. Essas brigas decorrem, principalmente, de disputas por fêmeas ou um território; ou, ainda, se o tanque for muito pequeno. Caso o tanque possua as dimensões adequadas - 300 a 350 litros - e se os labeos forem introduzidos juntos, ainda pequenos, a chance de se aceitarem são bem maiores).
















O labeo negro

a maior e mais agressiva das espécies aqui citadas.

macho
machos mostram uma coloração negra uniforme com aparência de um veludo. Os machos são muito agressivos com outros labeos da mesma espécie e também com outros peixes, principalmente, com peixes como balasharks e outros labeos. Em peixes menores pode causar um sério estrago devido ao seu tamanho. Sendo macho ou fêmea precisa de um toca no tanque, porém machos se manterão mais perto de seus territórios e o defenderão de qualquer outro peixe.



fêmea
as fêmeas mostram uma cor cinza escura, são muito mais volumosas que os machos. São ligeiramente mais pacíficas com outros peixes, ou com indivíduos da mesma espécie, entretanto ainda demonstram a maior agressividade, se comparada a outros labeos, que é própria da espécie.
fêmeas também escolhem territórios e precisam de tocas, porém costumam passar curtos períodos do dia entocadas (geralmente só para descansar ou se esconder de algo) costumam vagar por todo o tanque, não se mantendo necessariamente perto de sua toca.
















labeo negro albino
realmente sexá-los é muito difícil. Em geral é bom atentar para o comportamento característico dos peixes do sexo opostos definidos acima (já que a coloração não poderá ajudar na sexagem). É bom também tentar identificar o sexo dos labeos negros albinos baseado em seu formato característico (dependente do sexo do peixe).
por serem albinos costumam ficar bastante tempo entocados para se refugiarem da luz (caso esta seja muito intensa)














labeo frenatus

a mais pacífica e menor das espécies citadas nesse texto

macho
machos possuem uma coloração grafite, uniforme e escura com barbatanas vermelhas brilhantes
o macho é bastante esguio e agressivo com labeos da mesma espécie
costumam ser territoriais e se manter próximos de suas tocas
geralmente são pacíficos com outros peixes apenas agressivos com machos da mesma espécie e pouco agressivos com fêmeas da mesma espécie (apenas até se acostumarem a presença de um do outro). Podem perseguir outros peixes que se aproximem da sua toca e outros labeos e peixes semelhantes, mas é uma espécie mais pacífica, se comparada às demais.














fêmea
as fêmeas possuem uma coloração cinza mais clara e barbatanas laranjas menos vistosas. Em geral, mais desbotadas que as dos machos. As fêmeas também são muito mais volumosas que os machos e costumam vagar por todo o tanque não permanecendo próximas de suas tocas por todo o dia. Se entocam, basicamente, para descansar ou se refugiar. São menos agressivas com labeos de outras espécies, e com outros peixes. São mais agressivas com outro frenatus porém de uma forma mais amena, se comparadas à dos machos











labeo frenatus albino
para sexá-os é bom atentar para a coloração das barbatanas características de cada sexo. As fêmeas também tendem a ser mais volumosas que os machos. Devido ao fato de serem albinos, costumam ser mais tímidos ficando entocados grande parte do tempo para se refugiarem da luz (caso essa seja intensa)
para sexá-los também pode se observar o comportamento do peixe, se é condizente com o comportamento de um macho ou uma fêmea










ao contrário da maioria dos cascudos, os labeos são, via de regra, bastante ativos e não costumam ficar parados ou escondidos por longos períodos de tempo. Esse é, com certeza, um dos motivos que sempre me fará escolher um labeo ao invés de um cascudo (quando possível, claro).


Nota: as informações sobre o dimorfismo sexual são, ainda, controversas