existem jumbos que, em aquários, raramente aceitam ração. Nesse caso, a alimentação deles consiste, na maioria das vezes, de filés de peixe, peixes inteiros, tenébrios, feeders (peixes vivos), minhocas, frango, camarão, e etc.
alguns jumbos, com o tempo, podem se acostumar a comer ração, mesmo que alguns apresentem certa dificuldade (tucunarés, datnioides, aruanãs, e arraias principalmente)
nesse caso pode-se colocar, dentro do alimento fornecido, ração e deixar o alimento de molho em água até a ração amolecer, para não modificar a textura do alimento. Assim, aos poucos, o peixe se acostumará com o sabor e o odor da ração e começará a aceitá - la como alimento.
no caso de peixes que, em cativeiro aceitam bem ração, mesmo havendo rações específicas para eles, deve - se oferecer, também, camarão, filé de peixe, peixes vivos, minhocas e tenébrios, de forma a complementar a dieta do peixe com o máximo de nutrientes possível. Aqui, pelo menos uma vez por semana, os peixes comem algo diferente, e estão sempre com cores excelentes, e crescendo muito rápido (agora, por exemplo, a minha ração - base da dieta dos meus peixes - acabou, por um lapso, não consegui fazer o pedido pela internet antes que ela acabasse) então os peixes estão comendo camarão, intercalado com uma ração a base de espirulina (exceto o polypterus, e os oscar) e estão todos muito saudáveis
alimentos adicionais:
feeders
filé de frango
tenébrios
camarão
minhocas
filé de peixe
exemplos de rações específicas para jumbos.
no caso da alimentação de jumbos herbívoros (labeos, cascudos, botias, alguns ciclídeos)
podem ser oferecidos alimentos industrializados à base de espirulina, e/ou que contenham proteína vegetal. Além disso sua alimentação pode ser complementada com abobrinha, pepino, batata, cenoura, e outros legumes
exemplos de rações.
alimentos adicionais:
pepino
batata
cenoura