Esse blog. . .

é destinado aos amantes de peixes e aquários. Contém informações sobre comportamento, doenças, alimentação e cuidados especiais com diferentes espécies de PEIXES.

.

.

Montando Seu Aquário

A montagem de um aquário deve ser feita em etapas. A primeira e mais importante, muitas vezes negligenciada, é o planejamento.

1- Planejamento
O planejamento para se montar um aquário envolve inúmeras vertentes. Dessa forma, para que tudo saia o mais próximo possível do planejado, e surpresas sejam evitadas cada parte do planejamento deve ser feita cuidadosamente antes de o projeto tomar forma.

Planejamento financeiro.
Montar um aquário pode envolver investimentos de grandeza extremamente variável. O que irá depender do tamanho do aquário, estilo de montagem, fauna, flora, parâmetros da água encanada da residência, filtragem, variação de temperatura e mais.

Planejamento espacial.
A montagem de um aquário pode envolver alterações espaciais em um ambiente, seja ao acomodá - lo em uma escrivaninha ou construir um móvel de alvenaria de 4m na sala da casa.

Planejamento prático.
É como eu gosto de chamar o estudo prévio sobre as condições necessárias à fauna e flora do aquário e compatibilidade entre as mesmas. Essa parte do planejamento, simultaneamente, influencia e depende do planejamento financeiro, pois ela envolve considerações sobre a qualidade de filtragem, e o tamanho de tanque necessários à fauna, condições necessárias para a flora e compatibilidade entre todos os seres do aquário. Essa etapa envolve muita pesquisa sobre parâmetros, comportamento, particularidades e características gerais dos habitantes de aquário e, quando bem feita, torna o projeto muito mais simples e funcional.


2- Montagem
A montagem é realmente simples, depois de feitas as pesquisas e adquiridos os materiais necessários, basta montar o aquário e todos os equipamentos (instalação e regulagem de aquecedores, luminárias, filtros, bombas de circulação etc.). O ideal é que a montagem ocorra apenas após a aquisição de todos os materiais essenciais ao funcionamento do tanque, muitos iniciantes pecam ao montar um aquário antes de a filtragem ou circulação estarem completas, por exemplo.

3- Ciclagem
A ciclagem pode ser um dos momentos mais difíceis de uma nova montagem, especialmente para aquaristas ansiosos. A ciclagem, envolvendo ou não aceleradores de biologia, envolve paciência. A ciclagem é um período de repouso, no qual o aquário permanece sem nenhum peixe, ou em alguns casos apenas com peixes da "equipe de limpeza" ou ainda apenas com peixes que permaneçam no tanque apenas durante o processo de ciclagem e não são considerados habitantes do aquário. Isso irá variar de acordo com o tipo de montagem pretendida. O tempo da ciclagem também irá depender da montagem pretendida, a ciclagem pode durar de 30 a 180 dias.

4- Colocação dos animais
A colocação dos animais no aquário, sejam répteis, anfíbios, peixes, moluscos, ou crustáceos, deve ser feita de forma gradual, para evitar sobre carga das colônias de bactéria do tanque, o que poderia culminar em picos de amônia e nitrito tóxicos. Assim como na ciclagem, todos os parâmetros da água devem ser constantemente medidos e corrigidos caso seja necessário.

5- Maturação
A maturação do aquário também ocorre com o tempo, dependendo do tipo de montagem ela pode ocorrer em um período de tempo maior ou menor, e ainda pode ocorrer antes ou após a inserção de toda a fauna e flora. Contudo, via de regra, aquários maturam entre 6 e 18 meses, dependendo de inúmeras variáveis de cada montagem.

Manutenção do aquário!

1-Meça o ph da água ao menos uma vez a cada duas semanas e corríja-o se necessário.

2-acompanhe a saúde dos peixes para usar do medicamento correto se necessário.

3-trocar a água parcial e periodicamente.

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Contornando Possíveis Aborrecimentos Com Seu Peixe Faca

um dia quando recebi a visita de amigo aquarista, ouvi dele uma frase que me deu vontade de matá-lo, mas também me inspirou a fazer algo a respeito. a frase foi ligada ao meu ituí cavalo e ele disse o seguinte "para que um aquário de 70l para um peixe que mal se vê, pois só sai a noite? isso é burrice!". então eu comecei a pensar em um modo de fazer uma toca transparente melhor e mais complexa que apenas um vidro de palmito no aquário, então o projeto é esse:




  1. arrumei um aquário de 30cm de comprimento e removi uma de suas laterais INTEIRA.


  2. então coloquei o aquário sem uma lateral de cabeça para baixo no aquário.


  3. coloquei uma imitação de valisnéria dentro da toca, para ele se sentir melhor no início até se acostumar com a toca transparente, mas não é necessário retirá-la após um tempo, a não ser que esteja ocupando espaço, mas lembre-se de que a toca deve ser proporcional ao tamanho do peixe em questão.


  4. esta toca só funciona com peixes de visão fraca, ou cegos, pois os peixes que enxergam bem logo verão que estão expostos aos predadores. essa toca é ideal para bagres de olhos pequenos, e peixes faca de visão ruim, como o ituí cavalo, ituí banana, ituí tigre, e tuvira.


  5. então atrás da toca coloquei uma cerâmica branca com o lado branco virado para a frente do aquário, de modo a destacar o ituí cavalo, já que o fundo é preto, tive que fazer isso para dar contraste ao ituí.


  6. coloquei também uma cerâmica em cima da toca, com o lado branco voltado para cima, assim bloqueando parte da luz que vem de cima.


  7. então peguei a antiga lateral do aquário, e a coloquei no lugar de onde saiu, porém sem tampar tudo, apenas para estreitar a entrada da toca, tornando a toca mais atrativa e protegida para o peixe, já que o princípio de se entocar, é entrar em um local apertado, onde seus predadores, não consigam entrar e comê-lo, voltando à toca deve ficar como as fotos a seguir.
Fotos: respectivamente: as linhas do PAINT BRUSH, mostram em VERMELHO a ex-lateral do aquário recolocada para estreitar a entrada toca mantendo um vão de 3cm entre a ex-lateral e o corpo da toca em AZUL, geral do aquário com a toca, teto de cerâmica da toca que barra a maioria da luz que vem de cima, e close da toca.






Nenhum comentário: